O que é a Timpanometria? Como se processa? O que avalia?
Uma coisa de cada vez, terá as suas respostas a seguir..
A timpanometria permite avaliar a mecânica tímpano-ossicular e das cavidades do ouvido médio. Um som puro de 226Hz permite estudar eficazmente o factor de rigidez e a mobilidade timpânica.
Para realizar a timpanometria é necessário que o tímpano esteja integro (não perfurado). É também necessário ter atenção a tímpanos atróficos (íntegros mas finos e frágeis).
O impedancimetro envia sons de referência através duma sonda colocada no canal auditivo externo do ouvido a avaliar. As diferenças de pressão entre a pressão sonora enviada e a que é recolhida pela sonda dependem da impedância do ouvido médio. É assim possível avaliar a quantidade de energia sonora absorvida pela membrana timpânica.
A variação da pressão entre +200 e -400 daPa no canal auditivo externo permite obter uma curva da compliance tímpano-ossicular e das cavidades do ouvido médio.
Curva A mostra a compliance tímpano-ossicular e das cavidades do ouvido médio normal (pico estreito centrado no 0, com uma variação de -100 à 100).
Curva B corresponde a uma disjunção da cadeia ou a um tímpano flácido (excesso de mobilidade).
Curva C ilustra uma diminuição da mobilidade que pode ser devida a líquido na caixa, fixação da cadeia ossícuar e/ou timpanosclerose.
Curva D representa uma pressão negativa (desvio do pico para valores negativos), significando disfunção tubar, eventualmente associada a uma efusão.
Comentários
Enviar um comentário