A generalidade das pessoas sabe o que é uma otoscopia, certo?
Mas o que procuram os profissionais de saúde (Otorrinolaringologistas e Audiologistas) quando fazem uma otoscopia?
Para esta pergunta, temos uma resposta bastante simples..
A finalidade deste exame é observar tanto o canal auditivo externo, como a membrana timpânica.
Fácil? Talvez.
Contudo, temos de ter em conta uma série de situações que podem ser observadas:
Otoscopia Normal
Otoscopia Normal
- Para uma otoscopia ser considerada "Normal", o canal auditivo externo deve estar desobstruído, sem presença de corpos estranhos ou rolhões de cerúmen. Relativamente à membrana timpânica, ela deve-se apresentar translúcida, com a presença do triângulo luminoso: é comum na área da Audiologia ouvir-se que quando existe a presença do triângulo luminoso, a membrana tímpanica está saudável.
Presença de rolhão de cerúmen? Mas o que é isso? É grave?
- Calma, não há razões para alarmismos.. Um rolhão de cerúmen não passa de uma acumulação excessiva de cera no ouvido.
Tem algum malefício?
- Benefício não tem, senão seria considerada uma otoscopia normal, certo? Resumidamente, o rolhão de cerúmen funciona como um tampão, ou seja, bloqueia ou diminui a passagem dos sons para a membrana timpânica. É normal que na sua presença haja uma diminuição da audição.
É tratável?
- Claro que sim. Seja por aspiração, lavagem ou retirada manual. Qualquer pessoa pode fazer a retirada do rolhão de cerúmen? Claro que não, procure um Otorrinolaringologista ou um Audiologista. Só em último caso procure um Enfermeiro (de preferência com experiência no processo).
E você depois de ler isto pergunta: mas é só isto que é observável numa otoscopia? Óbvio que não, mas o objectivo deste post é explicar um bocadinho do que se passa nesta área e que exames existem. É lógico que podem ser encontradas mais situações, tais como otites externas, exostoses, perfurações timpânicas, entre outras..
Nesse sentido, o leitor pode estar à vontade para fazer perguntas que eu vou tentar responder da melhor maneira possível.
Gostou deste assunto? Quer saber mais da área da audição? Então clique para seguir.. Ainda só agora começamos!
Comentários
Enviar um comentário